05 06 iocmf noticia psiquiatriaforenseDurante muito tempo, os psiquiatras conduziram seus próprios processos de aprendizagem, adquirindo conhecimentos de forma autodidata. Contudo, a necessidade de formalização e regulamentação do campo de atuação e de ensino levou a Associação Médica Brasileira, numa atuação conjunta com a Associação Brasileira de Psiquiatria, a instituir a prova de título de especialista em Psiquiatria Forense. Para poder se nomear como psiquiatra forense é necessário que o especialista em Psiquiatria faça a prova de título e, só a partir daí, registre a especialidade no Conselho Regional de Medicina ao qual pertence. 

Para o desempenho da atividade nessa área é necessário amplo conhecimento de legislação, psicopatologia, diagnóstico, prognóstico e tratamento em psiquiatria, além de extenso treinamento prático e de habilidades. No sentido de possibilitar, contribuir e capacitar profissionais para essas áreas, a Forseti anuncia o currso online "Bases da Psiquiatria Forense", comordenado pela Drª Denise Stefan.

Sobre a coordenadora

Dra. Denise possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1986), Formação em Psicanálise pela CLAPP. Título de Especialista pela Associação Brasileira de Psiquiatria e Associação Médica Brasileira, concedido mediante prova em 1991, RQE 11948 e Título de Psiquiatra Forense Pela AMB/ABP em 2016. RQE 14984, Mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (2004), aprovada com distinção. Membership of The International Association of Forensic Mental Healthy Services. Membro da Comissão de Combate à Violência Doméstica da Associação Médica Brasileira. Membro da American Academy of Mental Health and Law, Professora do curso de Medicina da FTC. Coordenadora do Projeto NosAcep dedicado à violência doméstica.

Para mais informações sobre, clique AQUI.

Topo